
Diferenças geracionais existem em todos os aspectos da vida. E quando o assunto é educação financeira, um tema cada vez mais falado, não poderia ser diferente. Saber se relacionar bem com o dinheiro é primordial para levarmos uma vida financeira mais tranquila, hoje e no futuro. Embora a educação financeira não seja algo tão novo, ela foi ganhando cada vez mais espaço conforme as pessoas também foram melhorando o entendimento sobre os diferentes aspectos da gestão das finanças.
Antes, tínhamos a antiga ideia de que a educação financeira só era necessária se você fosse fazer grandes investimentos e aplicações. Não se considerava aprender a lidar com o dinheiro no dia a dia. Este comportamento vem mudando, as pessoas já têm a percepção sobre dinheiro e gestão do orçamento familiar como um conhecimento que deve ser aprendido e passado adiante.
Hoje em dia se incentiva cada vez mais a educação financeira desde cedo, pois dinheiro também é assunto para crianças e adolescentes. Entender mais sobre finanças ajuda a medir os impactos de decisões financeiras na vida pessoal e a importância da organização, equilíbrio e do controle financeiro. De acordo com o SPC Brasil, cerca de 76% das crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos recebem mesada dos pais. A mesada é uma das melhores maneiras de ensinar crianças e adolescentes a administrarem seu dinheiro.
Além disso, o exemplo arrasta. Em outras palavras, quanto mais os adultos se educarem financeiramente, mais preparadas estarão as gerações futuras, pois conseguirão passar esses conhecimentos adquiridos de forma clara e segura. Lógico esse não é um dever somente dos pais e responsáveis, mas das escolas desde a primeira infância e da sociedade de maneira geral.
Educação financeira tem que ser cada mais acessível para todos!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com sua família, colegas e amigos.


A educação financeira evoluiu: antes vista como algo para grandes investimentos, agora é ensinada desde a infância, impactando positivamente gerações futuras. Deve ser acessível a todos.
Muito bom
Logo logo teremos evoluído ainda mais novamente.
É, hoje não guardamos mais dinheiro em baixo do colchão. Mas foi dessa educação sobre poupar que seguimos nossa jornada financeira
Muito interessante!
Gostaria de ter tido mais informações
Sempre importante sermos exemplos para as próximas gerações!
Gostaria de ter este conhecimento bem cedo.
Na escola dos meus filhos tem a matéria sobre educação financeira, acho uma iniciativa muito legal.
Muito bom este artigo esclarecedor, obrigado!
otimo
Gostei! muito legal
Ótimo artigo!
Ótimo artigo!
A evolução da educação financeira mostra uma mudança positiva, saindo da visão de que era um tema apenas para grandes investimentos para se tornar um conhecimento essencial no dia a dia. Incentivar a gestão do dinheiro desde a infância, por meio de ferramentas como a mesada, é fundamental para que as novas gerações desenvolvam organização e equilíbrio. A educação financeira é um legado que os adultos devem transmitir para garantir um futuro financeiro mais tranquilo e consciente para todos.
👏👏👏👏
Excelente
Excelente conteúdo!! Parabéns!!
muito bom
Educação financeira é para todos e dar esse exemplo dentro de casa é fundamental
Conteúdo muito bacana! Parabéns!
Educação financeira mudou e deve ser ensinada desde a infância.
Ótimo conteúdo
Educação financeira tem que ser cada mais acessível para todos!!
👏🏽
Muito bom ver como o tema tem sido cada vez mais abordado ao longo dos anos. Educação financeira não pode ser tabu.
Meu pai sempre me deu mesada, hoje tenho um bom planejamento do orçamento
Ótimo conteúdo
Muito importante essa passagem de conhecimento entre gerações, cada uma sempre tem o que ensinar e o que aprender
Excelente conteúdo
isso ai ensinar desde cedo
Ótimo artigo
Meus pais sempre incentivaram a gestão financeira e explicaram muitas coisas que tornaram minha vida adulta mais equilibrada
muito bom mesmo
Muito bom