Empréstimo para amigos: como não deixar que o dinheiro estrague sua amizade

Todo mundo, em algum momento, já emprestou (ou recebeu) dinheiro para um amigo que estava precisando. Provavelmente, esse amigo estava sem limite no cartão de crédito e precisava pagar comprar alguma coisa. Embora não se recomende esse tipo de empréstimo, é uma situação bem comum, pois nunca gostamos de desapontar as pessoas que são importantes para nós, não é mesmo?

Por isso, vale a pena jogar limpo antes de fazer qualquer operação desse tipo. Para evitar prejuízos e desentendimentos, é importante ter combinações bem estabelecidas, o famoso “combinado não sai caro”. Vamos elencar algumas dicas para você entender melhor e evitar esse tipo de constrangimento (e prejuízo):

  • Avalie a situação e não se sinta obrigado a emprestar se não concorda que seja muito necessário;
  • Deixe claro que o valor deve ser pago no prazo estabelecido e não se constranja em cobrar caso haja atraso;
  • Evite emprestar cartão de crédito ou seu nome para adquirir mercadorias em valor elevado. Pense que se a pessoa não tem disponibilidade de crédito para tal compra, isso aumenta as chances de você ficar no prejuízo;
  • Ao emprestar um valor alto (valores menores também, se achar justo) faça um contrato mútuo de empréstimo para deixar registrado o valor e as condições de pagamento. Pode parecer um exagero, mas é uma forma de você não deixar seu amigo na mão e ter uma segurança a mais.

Sabemos que é importante ser solidário com um amigo quando ele precisa, mas é importante assegurar que você não seja lesado. Importante destacar que aqui estamos falando de um apanhado geral, mas que cada cenário é único e varia conforme as circunstâncias.

Aproveite e compartilhe este conteúdo com seus amigos e colegas para que nossas dicas ajudem mais pessoas!

8 de maio de 2024

5 respostas em "Empréstimo para amigos: como não deixar que o dinheiro estrague sua amizade"

  1. Muito importante as dicas apresentadas.

  2. Deveria ter ouvido esses conselhos a um tempo atrás.

  3. Eu prefiro seguir a regra, familia é familia. Negócio a parte

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2025 - Plataforma Gincana Boticário Prev - Todos os direitos reservados | powered by MIRADOR